Pesquisar este blog

Páginas

Boo-box

terça-feira, agosto 14, 2007

MP3 até MP5 (parte 2)

Depois da criação de MP3 existem outros formatos de compactação de audio. Entre eles o VQF da Yamaha, que prometia uma maior compactação, o WMA da Microsoft, o OGG vorbis, com bitrate variável, o Monkey Audio, o APE, o Musepack etc. O software muito bom para conversão de arquivos de audio é o DBPoweramp. Mas de fato o primeiro formato disponível foi o que revolucionou e tornou-se mais usado.

Já o primeiro formato de compactação de video que permitiu colocar 1,5 hora em um CD (700MB) foi o DivX - outro padrão de mercado. O MPEG2 é o formato de compactação do DVD e na qualidade máxima em 700mb armazena aproximadamente 20 minutos de audio. Já o MP4 é um formato de video relativamente recente e é o formato do IPod Video e do videogame portátil Sony PSP.

Da mesma forma que podemos considerar genericamente MP3 como compactação de audio, podemos considerar MP4 como compactação de video, mas em ambos os casos, não é a mesma coisa - sendo apenas um dos formatos de compressão de video.No caso do MP3, por ser o formato de audio mais usado e comum, não tem mistério - já os formatos de video DivX e o Xvid são os mais usados.

Toda diferenciação de formatos, em ambos os casos, torna-se indiferente se os arquivos são utilizados no computador em decorrência da instalação de um pacote que contém todo software necessário para reprodução de qualquer formato de video - Codec Pack. O mais recomendado, utilizado e completo é o K-Lite Mega Codec Pack. Após a instalação de tal aplicativo, qualquer arquivo de video e audio, em qualquer formato poderão ser lidos no sistema sem qualquer problema, praticamente indistintamente ao usuário.

Já o hardware é uma questão diferente - existem diversos DVDs players compatíveis com DivX - esses são os mais recomendáveis - mas eu me questiono se eles são compatíveis com os Xvid, MP4, Quicktime, WMA, ASF, RMVB. Além da falta de padronização entre os arquivos digitais disponíveis como temos no audio, sua conversão demandam muito processamento. Nos PC mais antigos, a conversão do video pode demorar 3 vezes o tempo do filme, recompensando então sua conversão apenas para o formato MPEG2 (DVD).

Devemos lembrar que para o video ser compatível com o DVD player não bastas apenas sua conversão para MPEG2. O DVD precisa ser montado (além do arquivo de video, toda a estrutura de menus, de sequencia etc).

Um Software de montagem de DVDs muito bom (diversos menus, sons de fundo, slideshows etc) é o Cyberlink Powerproducer - simplesmente essencial.

Nenhum comentário: