Pesquisar este blog

Páginas

Boo-box

terça-feira, agosto 14, 2007

MP3 até MP5 (parte 1)

A mente humana é realmente misteriosa; Certos dias e situações são marcadas e lembradas por toda existência; outras são simplesmente sublimados e esquecidos; se não fosse a memória dos amigos e atualmente a foto e o video, certos momentos, estariam totalmente esquecidos. Mas o post que se segue é justamente para comentar o oposto; um momento marcante para mim. Talvez em decorrência da consciência que as coisas não mais seriam como estavam sendo; talvez, pela forma de fazer algo que era importante para mim.
Era inverno de 1997; fui na casa de um amigo que sempre teve muitas novidades em computador; e aliás, foi a primeira vez que vi o jogo Doom em rede, trocamos alguns programas, e antes sair, vi um disco com uma capa impressa com algo chamado Rockapella. Nossa, parecia o nome de uma banda que misturava Rock, cantado a capella, e dito e feito - ao perguntar para meu amigo, minha teste havia sido comprovada, mas faltava me explicar porque ele estava no meio de outros programas de computador. Aí foi o primeiro contato com o MP3. Uma forma de compactar música, mantendo sua qualidade. Era impressionante, o meu Pentium 100 da época quando tocava um arquivo de audio ficava praticamente só tocando a música. Se qualquer programa estivesse em paralelo, a música já saía falhada, como um streaming em baixa conexão. Mas aquilo era impressionante. Eu sempre adorei música e sempre colecionei CDs. Só a possibilidade de alugar CDs caros ou indisponíveis no mercado, e te-los com a mesma qualidade era algo inacreditável. O problema era que para compactar os CDs, demoravam 6horas, mas com programação dava. Além de compactar, era necessário renomear os arquivos e incluir as informações na ID3 tag, para ficar bonitinho no Winamp. Mas valia a pena, pois 11 CDs cabiam em apenas 1 CD.

Claro que em 10 anos, muita coisa aconteceu. O formato MP3 são lidos nos aparelhos de Som comuns, nos telefones e até mesmo em buzinas e sem dúvida revolucionou.

Continuação - MP4 e MP5

Nenhum comentário: